segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Glosters no palco das Exposições


Quantas vezes temos visto belos exemplares de canários Gloster passarem completamente desapercebidos nas exposições por causa de uma deficiente apresentação ou da falta de condições das gaiolas em que são expostos. A fase da exibição no hobby da criação de Glosters é vista como a montra do criador para o mundo. È nesta fase que apresentamos o trabalho de uma época e passamos essa mensagem para o resto dos criadores, juízes, visitantes e organizações ornitológicas. Gaiolas limpas e bem pintadas, são obrigações prioritárias para um bom criador pois demonstram logo à partida as nossas intenções como tal. O criador deve chegar à exposição bem preparado e consciente do valor dos seus Glosters pois todos sabemos que o melhor segundo nunca foi suficiente para encher o olho dos Juízes e ganhar o concurso. Consolidar todos estes parâmetros parece à partida uma tarefa complicada mas resume-se apenas a cuidar alguns aspectos específicos usando o bom senso.




A GAIOLA DE EXPOSIÇAO: A moldura da nossa pintura é a gaiola de exposição, que deverá estar bem limpa e pintada bem como com os poleiros bem colocados. A cobrir o chão da gaiola sementes novas e bem limpas junto como um punhado “extra” no compartimento da comida. Os bebedouros deverão estar impecavelmente limpos e cheios de agua fresca. A gaiola funciona sempre como um palco e nunca pode ser negligenciada sob pena de prejudicar os “artistas” e o espectáculo.


A TRANSPORTADORA: È através na da nossa transportadora que transmitimos a primeira impressão para o resto dos criadores. Ela também faz parte do “espectáculo”. Como a gaiola de exposição deve estar bem limpa e pintada e como "piece of resistance", podemos colocar no seu exterior um autocolante com o nosso nome, ou o nome do nosso aviário. Quantas vezes esta área é por nós negligenciada?


O CANARIO GLOSTER: É o nosso artista e como tal tem que se apresentar imaculado. Terá que estar no pico da sua forma, no melhor da pena e com a pose perfeitamente treinada. Uma má apresentação do nosso Gloster por mais que a genética o tenha abençoado, levará a que o juiz formule uma má impressão a nosso respeito enquanto criadores e dificilmente pontuará o nosso Gloster beneficamente. Preparar o Gloster para a exposição leva tempo e paciência e começa muito cedo o logo quando o jovem pássaro estiver “desmamado”.

O treino na gaiola de exposição deve começar cedo de modo a que o nosso Gloster deve estar completamente acostumado a ela antes das grandes exposições. O ideal será que o Gloster salte por iniciativa própria da gaiola de criação para a de exibição, sempre que lhe abrimos as portas. Para isso escolha as sementes que ele mais gosta e encha a gaiola de exposição com elas. Ao fim de um tempo o pássaro associará a gaiola de exposição à sua guloseima e saltará para dentro dela sempre que o criador lho propuser. Alem da vantagem de o pássaro se encontrar acostumado à gaiola de exposição, esta pratica reduzirá o seu manuseamento logo melhorará o aspecto da pena.


A lavagem à mão do nosso Gloster deverá ser realizada somente se o criador se sentir à vontade com esta pratica e tiver a experiência necessária para o efeito. Por vezes será melhor efectuar as tradicionais “borrifadelas” que efectuar uma lavagem à mão mal executada. Nem todos os Glosters se sentiram devidamente calmos durante esta tarefa e um criador inexperiente ainda tornara esta tarefa mais stressante para o pássaro. Uma lavagem à mão antes da mais importante exposição em que nos proponhamos participar é mais que suficiente para a apresentação do nosso Gloster.


GESTAO DO NOSSO PLANTEL DE EXPOSIÇAO: A gestão do nosso plantel de exposição deverá ser criteriosa para atingirmos o sucesso tendo em conta um objectivo específico. Uma deficiente gestão poderá comprometer seriamente a forma dos nossos Glosters e arruinar a próxima época de criação. Devemos planear criteriosamente as exposições em que queremos participar e preparar atempadamente os nossos Glosters de acordo com esse plano. Perguntas como, Quantos Glosters com qualidade de exibição temos no nosso plantel? Será que entre estes todos estão no seu pico de forma? Nº de Intensos? Nº de Nevados? Coronas ou Consorts? Machos ou Fêmeas? são fundamentais antes de decidir participar em qualquer exposição.

Outra pergunta fundamental que temos que formular é em quantas classes pretendemos participar, quais as exposições que prevemos assistir e dentro dessas, quais são as prioritárias. Se o seu grande objectivo é o Nacional ou o Mundial então não se deverá dispersar em outras exposições e deverá focar todo o seu esforço e planeamento para garantir que nessa data os seus melhores pássaros estarão no seu pico de forma.


Nunca formule objectivos irrealistas para os seus Glosters, seja paciente, de tempo ao tempo e naturalmente irá recolher os frutos de toda uma época de criação.


Por: Norman Wallace and George Storey com uma possível tradução de Paulo Calvao

domingo, 28 de setembro de 2008

GLOSTER - Defeitos mais importantes



Por:Associação Ornitológica de Fiorentina com traduçao de Ivo Leite

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

domingo, 21 de setembro de 2008

REGGIO EMILIA CHE PAsSIONE

68° Esposizione Internazionale Reggiana de 18-25 novembre 2007


INTRODUCCIÓN

Todos los años durante el ultimo fin de semana de Noviembre se celebra en Reggio Emilia (Italia) La exposición internacional “citta del tricolor” o como todos conocemos como el Reggio Emilia, una de las mayores y mejores exposiciones del mundo en cuanto al concurso se refiere, puesto que en la zona de venta podemos asegurar que no existe cosa igual en todo el mundo; es impresionante el transito de criadores que deambulan por el recinto con infinidad de modelos diferentes de transportines, al igual que el maravilloso ambiente que se puede llegar a sentir entre criadores de infinitas nacionalidades, estando presente como único tema y como único idioma la afición a la ornitología deportiva, intercambiando nuevas ideas, nuevos consejos, nuevos métodos y nuevos proyectos, llegando muchas veces a fraguar buenas amistades.

SITUACIÓN

La exposición “citta del tricolor” se celebra en el pabellón “Fiere de Reggio emilia” en la via Filangieri, 15 Reggio Emilia 42100, situado a 60 km del Aeropuerto de Bologna Guglielmo Marconi. El complejo cuenta con 105.000 m2 el cual está provisto de 3 pabellones cubiertos que abarcan unos 18.000m2 entre los tres, cuenta también con un amplio parking gratuito, así como de bares y un buffet libre dentro del complejo.

ORGANIZACIÓN

El evento está organizado por la sociedad ornitológica regiana S.O.R fundada en 1938 afiliadas a la F.O.I y a la C.O.M, y van ya por la 68º edición.Tal evento podemos dividirlo en 4 partes, la primera sería la zona de concurso exposición donde pueden llegar a inscribirse unos 16.000 pájaros, y donde acuden unos de los mejores jueces internacionales.

Aquí queda latente la amplitud, iluminación y uniformidad que presenta la zona de concurso-exposición.


Posibles compradores observando uno de los cientos puestos de venta que se dan cita en Regio.

Otra parte sería la de los stand, estando presentes las primeras marcas en cuanto a accesorios, alimentación, documentación y una cosa que atrae a mucha gente, los fabricantes de transportines, los cuales puedes encontrar de mil formas, tamaños y materiales, adecuándose cada uno al tipo de pájaro que queramos transportar. Como ya he dicho son muchos los stand allí presentes pero como no podemos citar todos, nos quedamos con tres, uno es el de Ornitalia, ya que posee una amplia gama de productos, de alta calidad, dando muy buen resultado,

Stand de Ornitalia, presidido por nuestro amigo Roberto Sieteiglesias.

otro sería el de Alcedo, revista a la que estamos subscritos, siendo a nuestro modo de ver una de las mejores revistas de ornitología a nivel mundial, y otro el de Terenziani que fabrica verdaderas maravillas en cuanto a voladeras se refiere, ya sean interiores o exteriores.


vista frontal de voladeras interiores.

Otro punto fuerte de esta feria es la exposición y exhibición de rapaces en la que se pueden apreciar ejemplares como Halcones y rapaces nocturnas.

A parte de los amplios pasillos en la zona del concurso-exposición, hay que destacar estas preciosas voladeras habilitadas para pajaros de mayor porte, como pueden ser Turacos, Tucanes o Palomas de la fruta.

Y como punto fuerte la impresionante sección de la venta e intercambio de ejemplares, y es que la gente que lo conoce bien dice que en Regigo puede llegar a haber 30.000 ejemplares para la venta, es decir un verdadero trajín de transeúntes en busca de cualquier tipo de pájaro, ya sean canarios de color, postura, pájaros exóticos, psitácidos, tórtolas, gallináceas o cualquier tipo de pájaro, casi seguro que lo encuentras aquí, y es que como ya dije antes, es digno de ver ese regateo y ese tira y afloja entre criador y vendedor, da igual que hables Español, Italiano o Francés en Reggio todo el mundo se entiende, y casi siempre se llega a algún acuerdo.

Precioso stand de simpáticos Gloster.

También hay que mencionar el servicio veterinario que poseen, donde un equipo veterinario nos proporcionará un informe verificando la salud de las aves que adquiramos en la feria, el cual deberá estar a nuestro nombre y tendrá que ser acompañado de las diversas facturas que antes nos hayan formulado los vendedores, constando también nuestro nombre, anilla del pájaro, año de nacimiento, sexo y nombre científico del animal.

Yo gracias a dios he tenido la oportunidad de asistir a numerosos concursos Internacionales y a varios Mundiales, pero desde que visité el Reggio Emilia se ha producido un antes y un después en mi vida “pajaril” convirtiéndose tal evento, en una autentica y verdadera “PASSIONE”.

Por: Todofringilidos.com en Diciembre 2007