segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Glosters no palco das Exposições


Quantas vezes temos visto belos exemplares de canários Gloster passarem completamente desapercebidos nas exposições por causa de uma deficiente apresentação ou da falta de condições das gaiolas em que são expostos. A fase da exibição no hobby da criação de Glosters é vista como a montra do criador para o mundo. È nesta fase que apresentamos o trabalho de uma época e passamos essa mensagem para o resto dos criadores, juízes, visitantes e organizações ornitológicas. Gaiolas limpas e bem pintadas, são obrigações prioritárias para um bom criador pois demonstram logo à partida as nossas intenções como tal. O criador deve chegar à exposição bem preparado e consciente do valor dos seus Glosters pois todos sabemos que o melhor segundo nunca foi suficiente para encher o olho dos Juízes e ganhar o concurso. Consolidar todos estes parâmetros parece à partida uma tarefa complicada mas resume-se apenas a cuidar alguns aspectos específicos usando o bom senso.




A GAIOLA DE EXPOSIÇAO: A moldura da nossa pintura é a gaiola de exposição, que deverá estar bem limpa e pintada bem como com os poleiros bem colocados. A cobrir o chão da gaiola sementes novas e bem limpas junto como um punhado “extra” no compartimento da comida. Os bebedouros deverão estar impecavelmente limpos e cheios de agua fresca. A gaiola funciona sempre como um palco e nunca pode ser negligenciada sob pena de prejudicar os “artistas” e o espectáculo.


A TRANSPORTADORA: È através na da nossa transportadora que transmitimos a primeira impressão para o resto dos criadores. Ela também faz parte do “espectáculo”. Como a gaiola de exposição deve estar bem limpa e pintada e como "piece of resistance", podemos colocar no seu exterior um autocolante com o nosso nome, ou o nome do nosso aviário. Quantas vezes esta área é por nós negligenciada?


O CANARIO GLOSTER: É o nosso artista e como tal tem que se apresentar imaculado. Terá que estar no pico da sua forma, no melhor da pena e com a pose perfeitamente treinada. Uma má apresentação do nosso Gloster por mais que a genética o tenha abençoado, levará a que o juiz formule uma má impressão a nosso respeito enquanto criadores e dificilmente pontuará o nosso Gloster beneficamente. Preparar o Gloster para a exposição leva tempo e paciência e começa muito cedo o logo quando o jovem pássaro estiver “desmamado”.

O treino na gaiola de exposição deve começar cedo de modo a que o nosso Gloster deve estar completamente acostumado a ela antes das grandes exposições. O ideal será que o Gloster salte por iniciativa própria da gaiola de criação para a de exibição, sempre que lhe abrimos as portas. Para isso escolha as sementes que ele mais gosta e encha a gaiola de exposição com elas. Ao fim de um tempo o pássaro associará a gaiola de exposição à sua guloseima e saltará para dentro dela sempre que o criador lho propuser. Alem da vantagem de o pássaro se encontrar acostumado à gaiola de exposição, esta pratica reduzirá o seu manuseamento logo melhorará o aspecto da pena.


A lavagem à mão do nosso Gloster deverá ser realizada somente se o criador se sentir à vontade com esta pratica e tiver a experiência necessária para o efeito. Por vezes será melhor efectuar as tradicionais “borrifadelas” que efectuar uma lavagem à mão mal executada. Nem todos os Glosters se sentiram devidamente calmos durante esta tarefa e um criador inexperiente ainda tornara esta tarefa mais stressante para o pássaro. Uma lavagem à mão antes da mais importante exposição em que nos proponhamos participar é mais que suficiente para a apresentação do nosso Gloster.


GESTAO DO NOSSO PLANTEL DE EXPOSIÇAO: A gestão do nosso plantel de exposição deverá ser criteriosa para atingirmos o sucesso tendo em conta um objectivo específico. Uma deficiente gestão poderá comprometer seriamente a forma dos nossos Glosters e arruinar a próxima época de criação. Devemos planear criteriosamente as exposições em que queremos participar e preparar atempadamente os nossos Glosters de acordo com esse plano. Perguntas como, Quantos Glosters com qualidade de exibição temos no nosso plantel? Será que entre estes todos estão no seu pico de forma? Nº de Intensos? Nº de Nevados? Coronas ou Consorts? Machos ou Fêmeas? são fundamentais antes de decidir participar em qualquer exposição.

Outra pergunta fundamental que temos que formular é em quantas classes pretendemos participar, quais as exposições que prevemos assistir e dentro dessas, quais são as prioritárias. Se o seu grande objectivo é o Nacional ou o Mundial então não se deverá dispersar em outras exposições e deverá focar todo o seu esforço e planeamento para garantir que nessa data os seus melhores pássaros estarão no seu pico de forma.


Nunca formule objectivos irrealistas para os seus Glosters, seja paciente, de tempo ao tempo e naturalmente irá recolher os frutos de toda uma época de criação.


Por: Norman Wallace and George Storey com uma possível tradução de Paulo Calvao

Nenhum comentário: